sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Resenha - Promessa de Sangue

Sinopse - Promessa de Sangue - Academia de Vampiros #4 - Richelle Mead - Editora Agir, 2011

A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar.Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno?

Skoob




Promessa de Sangue é a continuação de Academia de Vampiros e começa pouco depois de Rose abandonar a escola para ir em sua busca por Dimitri [spoiler do livro #3] transformado em strigoi no último livro [fim do spoiler] e cumprir sua promessa à ele.

“Será que eu estava mesmo no meio de uma insensata missão de justiceira? Estaria correndo direto para os braços da morte? Ou será que corria em direção ao... nada? Será que estava condenada a passar os meus dias vagando por aí? Sem ninguém?” p.149

Para fazer isso, ela precisa abandonar o seu futuro como guardiã de sua melhor amiga Lissa e todos os seus conhecidos na Academia. Ela não faz ideia de onde Dimitri possa estar, mas imagina que a Sibéria, sua terra natal, seria o primeiro lugar para onde ele iria, e, ajudada financeiramente por Adrian, é para lá que ela se dirige primeiro.

“– Você me mata, Rose – disse ele, melodramático. – Cada dia é uma agonia sem você. Vazio. Solitário. Eu sofro por você, sem nem mesmo saber se ainda está viva.” P. 55

Ok, as primeiras 200 páginas se arraaaaaaaaastam até ficarem razoavelmente interessantes. Eu não sei o quão lenta foi essa narrativa porque eu tinha que estudar e também li devagar. Tudo o que eu sei é que, se eu demorei umas três semanas pra conseguir ler esse começo, não bastou 3 horas para que eu lesse as 150 últimas páginas assim que arrumei um tempo. Como sempre, o livro só passa a ficar realmente interessante lá pelo final.
Mas tudo bem, não é tão impossível assim de ler. É legal o tempo que a Rose passa conhecendo a família do Dimitri e ela continua sarcástica e engraçada como sempre, apesar da escuridão que ela vinha absorvendo de Lissa. Aliás, a Rose me lembra um pouco a Suzannah, de A Mediadora. As duas sempre tem essa disposição para dar um soco em quem quer que apareça no caminho.

“– Você faz jus à sua reputação de insolente. É delicioso. – Ótimo. Abe devia ter meu histórico completo em algum lugar. Provavelmente sabia até o que eu gostava de comer no café da manhã. [...]” p.116
Abe é o tipo mafioso que parece perseguir/ajudar Rose no começo da trama, mas lá no final você descobre o que realmente estava acontecendo ali. Uma surpresa da autora para os leitores.

Rose passa a maior parte do começo do livro se recordando de Dimitri e revivendo memórias do tempo em que os dois estavam juntos.
“As imagens que eu associava a Dimitri eram sempre intensas e ferozes; era essa persona sexy e belicamente divina que me vinha à mente. Entretanto, foram sua doçura e sua consideração, misturadas àquela letalidade, que fizeram dele alguém tão maravilhoso. [...]” p.167

[spoiler] E então, Rose finalmente encontra Dimitri e....... Hesita! Não me decepcionou quanto à isso, era óbvio que era o que ia acontecer. Não se pode simplesmente enfiar uma estaca em quem um dia foi o amor da sua vida. Não sem antes se despedir direito dele no maior estilo prostituta de sangue, oi. [fim do spoiler]

Apesar de estar do outro lado do mundo, o laço que Rose partilha com Lissa nos permite ver o que acontecia enquanto isso na Academia. E, embora todo esse mundo estivesse separando as duas, Rose ainda assim consegue detectar que Lissa corria perigo e faz de tudo para salvar sua melhor amiga.

Pretendo ler o próximo livro, mas não gostei do que a autora fez no final. Ela deu um destino ao personagem dela, mas, então, cria uma solução para esse problema. Tá, é o mundo dela, e se ela diz que alguém pode morrer e voltar a viver depois disso, então é isso o que vai acontecer.Entretanto, só acho que depois que você vira zumbi, não deveria ser possível te “deszumbizar”  só por que você é legal e importante, senão, The Walking Dead ainda teria um bocado de personagens de volta.  Mas isso é só a minha opinião.

“– A vida é assim mesmo – disse ele. – Conforme vamos crescendo e mudando, nossas experiências anteriores podem ganhar novos significados. Vai continuar acontecendo pelo resto da sua vida.” P. 183

0 comentários:

Postar um comentário