sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Artista canadense esculpe paisagens em livros

site G1 trouxe essa matéria interessante sobre o artista canadense Guy Laramée, que esculpe paisagens em livros como forma de explorar a "erosão de culturas".




A paisagem acima foi esculpida em uma Biblia, pertencente ao teólogo John Brown e inspirada no romance "A Caverna", de José Saramago.



De acordo com Laramée, suas esculturas em livros pretendem mostrar que 'o conhecimento último pode muito bem ser uma erosão e não uma acumulação'.
'Culturas emergem, se tornam obsoletas, e são substituídas por outras. Com o desaparecimento das culturas, algumas pessoas são deslocadas e destruídas', diz o autor.
O autor diz acreditar que a 'obsessão' humana por 'mudar as formas pelas quais acessamos a cultura' é uma demonstração de 'fascinação pelo conteúdo da consciência'.
Escultura "Grande Onda", inspirada pelo tsunami que atingiu o Japão em 2011
'Montanhas de conhecimentos não utilizados voltam a ser o que realmente são: montanhas. Elas ficam um pouco mais erodidas e se tornam montes. Então elas se aplanam e se tornam campos onde, aparentemente, nada está acontecendo', explica.
Romances, obras filosóficas e pinturas românticas são algumas das inspirações mais frequentes para os projetos temáticos de Laramée.



O que achou? Também ficou com um pouco de dó dos livros? eu sempre fico

0 comentários:

Postar um comentário